A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Grande noite da mostra - Colégio Anísio Teixeira





A noite de sexta-feira no Colégio Estadual Anísio Teixera foi cinema, educação, diversão e arte para a comunidade da Caixa D´agua onde tudo contribuiu para uma noite inesquecível para quem assistiu as exibições e para os que trabalharam.
Logo no começo da tarde os monitores da Mostra Lanterninha chegaram cedo para a preparação da Mostra, mesmo com muito trabalho, observa-se euforia e alegria nos rostos dos cineclubistas. Havia um medo de que o auditório não ficasse lotado por ser a noite e por haver aula no colégio.
Daiane, a produtora, conseguiu convencer os professores a deixarem seus alunos assistir aos filmes, os estudantes logo ficaram interessados e se dirigiram para a sessão, já a sessão para crianças que foi tão importante para o colégio Renan Baleeiro não recebeu crianças deixando toda concentração para as atrações principais os curtas Fugindo do Problema, Vale Tudo Pela Audiência? E o longa-metragem Estranhos (sinopses aqui blog da Mostra Lanterninha) .
Ao entrarem no auditório o público recebia uma deliciosa pipoca deixando o filme mais prazeroso e, logo no começo da sessão, ficou claro a atenção dos expectadores inclusive nos curtas, as pessoas ficaram admiradas com abordagem atual que era passada. No filme Estranhos notou-se um interesse e no decorrer do filme, teve-se uma interação pouca vista, olhos atentos não piscavam em cada cena que era passada, me arrisco até a dizer que ficaram surpreendidas com as locações do filme (gravado totalmente em Salvador), com uma linguagem coloquial bem baiana e um retrato bastante fiel de sua realidade. Ao término do filme vimos a sala cheia sendo assim também no debate. Com o diretor Paulo Alcântara de Estanhos e Jonatas de Sousa do Vale Tudo Pela Audência? Notamos o interesse do pessoal perguntando aos diretores curiosidades dos filmes e as dificuldades de exibição deles e, ao fim distribuimos ingressos para os cinemas da rede UCI, uma parceria com a Mostra.
Quando acabou, percebemos que nossa função não é só exibir filmes para quem não têm condições de ir ao cinema, o que fazemos é integração social, ensinando de forma concisa e inovadora, mesmo com tanto trabalho, vale a pena ver declarações do tipo “eu precisava ver este filme” ou ver Dona Adalgisa e Carla Cristina que mesmo com o fim dos trabalhos parabenizar e ainda perguntar mais sobre os filmes. Mesmo com todas as dificuldades é emocionante visualizar pessoas felizes em ter uma noite diferente é o maior prêmio de toda equipe e concluo com a frase de Glugiermo Ferrero “A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas”.
Mostra Lanterninha
Cinema, educação, diversão e arte para sua cominidade

Por Jônatas Souza

2 comentários:

  1. belo texto, meu velho! deu pra sentir a emoção e o cheiro da pipoca!!

    ResponderExcluir
  2. Vi a matéria no Programa Mosaico e achei interessante o trabalho de vocês. Parabéns e continuem a levar cultura aos jovens de nossa cidade!

    Abraços...

    Adjane Damasceno

    ResponderExcluir