A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estreia com pé direito

Na sexta no Renan Baleeiro começou a Mostra Lanterninha com os curtas-metragem Vale tudo pela audiência?, Fugindo do Problema e o filme principal Estranhos.
Com muita pipoca, alegria e curiosidade as pessoas se dirigiam para as salas onde seriam exibidos os filmes. Todos os expectadores assistiram aos filmes com uma atenção e no decorrer do longa metragem vimos a empatia de Estranhos com o público. A cada cena o público reagia de forma positiva, inclusive nas cenas mais polêmicas, como o beijo gay. No final da sessão o diretor do filme Paulo Alcântara participou do debate com os expectadores, ouvindo suas opiniões e duvidas. Ainda tivemos a presença da equipe da TVE que entrevistou os produtores da Mostra. Ao final, com o sucesso da noite de sexta ficou claro a aprovação da Mostra Lanterninha no bairro de Águas Claras promentando salas cheias, no sábado e no domingo.

Confiram a sessão de sábado:

Manhã: das 09 às 12 hs
Maré Capoeira: História bem contada (15 min)
Muita gente afirma que a nossa cultura não é tratada nos filmes nacionais, mas esta declaração é desmentida com o curta-metragem Maré Capoeira. O filme conta a história de João, conhecido por Maré, menino que sonha em ser mestre de capoeira. O filme se concentra em uma roda de capoeira, onde o próprio protagonista conta a história da copeira. A trilha sonora é um dos aspectos primordiais para esta produção audiovisual, com uma linguagem local e infantil. Paola Leblanc ainda brinca com produções antigas como o filme Barravento de Glauber Rocha para mostrar uma lenda da Capoeira, Besouro Preto. A fotografia é um elemento muito importante, principalmente quando João e Tatui estão na praia, a cena é impressionante. Boa pedida para os que querem que as nossas crianças valorizem a nossa cultura. Maré Capoeira além de ser um filme educativo é bem feito e carrega uma linda mensagem de inclusão social e amor.
As aventuras de Gui e Estopa: Aprendizagem e Diversão (90 min)
Muitas crianças perguntam pros pais como é feito um desenho animado. Quando uma criança se delicia com um desenho não sabe o quão é trabalhoso produzi-lo, por isso a diretora Mariana Caltabiano mostra de forma divertida este processo. No filme, os Produtores Relex (os artistas) explicam para seu Stress (Investidor “pão duro”) cada processo da realização de um filme de animação, desde o roteiro até o lançamento nos cinemas. Nestas explicações acontecem ações engraçadas que fazem até os adultos se entreterem fazendo da animação um filme bastante interessante. Depois de esclarecer cada departamento eles passam um episódio do desenho que estão criando: Gui e Estopa. Ao final do filme, Mariana Caltabiano consegue chegar ao seu objetivo: ensinar os percalços da realização de um desenho animado e ao mesmo tempo diverte as crianças.

Tarde: das 14 às 17 hs
Carreto: Bela Mensagem
Sabe aqueles filmes que apesar de curto, edifica e diverte mais que vários longas-metragens exibidos nas salas de cinema, este é o caso de Carreto. Tinho conhece Stéphani e uma bela amizade se inicia, mesmo ela sendo paralítica. O roteiro apesar de simples consegue deixar a historia coesa e atraente. Os atores mirins deixam o filme ainda mais emocionante, as locações do filme contribuem e a sua mensagem é de fazer qualquer marmanjo chorar. Comovente, belo e com uma linda lição, Carreto mereceu a premiação de melhor Curta-Metragem ao lado de Haru Ohara no Festival de Gramado.

Um Lugar ao Sol: Um filme polêmico em todas as esferas
Um lugar ao Sol é um filme que crítica a rede imobiliária e a elite brasileira simbolizada pelos moradores de cobertura. O documentário vai do pressuposto de entrevistar pessoas que moram emcoberturas a partir de um curioso livro que mapeia a elite brasileira, neste livro foram contactadas 125 pessoas, mas só 8 concederam a entrevista.
O documentário tenta ser renovador por retratar a elite brasileira, pouco vista no cinema nacional que ainda prefere abordar preferencialmente a classe menos favorecida da sociedade. Com uso de uma câmera, o diretor vai à casa dos moradores de cobertura fazer as entrevistas. Então começa um show de afirmações bizarras e autoritárias que trazem indignação só de ouvir, como na parte em que um dos moradores dizem “nos aviões, há a primeira classe e a segunda é a senzala”. O filme já se torna polêmico por esse tipo de declarações que nos faz refetir sobre a elite que rege o nosso Brasil, , mas o que tem que se relevar sobre o filme é a ética do diretor Gabriel Mascaro, por nos trazer muitas duvidas, por exemplo, como os moradores tinham tais afirmações? Por que apareceram poucas perguntas feitas pelo diretor? Sendo que é um filme que critica essa tal elite brasileira, será mesmo que eles são a elite propriamente dita? E a mais importante, será que eles representam a elite brasileira? No filme temos 8 entrevistados que não sabemos a profissão ou como conseguiram chegar a sua condição de morador de cobertura. Os entrevistados até com certa ingenuidade disseram declarações absurdas, mas não pensando no efeito no futuro e ainda tendo alguns que se identificaram com o documentário como o próprio diretor Gabriel Mascaro declarou “dois entrevistados ligaram para mim dizendo que o filme é muito bom e que eu teria um grande futuro no cinema”.
Outro ponto importante é a critica que o filme faz a especulação imobiliária. O diretor filma à noite e Recife, vista do alto, mostra a invasão dos grandes prédios de apartamentos, principalmente na área litorânea. Outro importante ponto é que logo no inicio do filme se observa o guindaste subindo, um ponto bem usado pelo diretor. Talvez o Gabriel Mascaro tenha se inspirado em Michael Moore onde ele vai à procura do que lhe interessa, mas com diferenças: Michael Moore apresenta as perguntas e mostra a defesa de quem ou o que ele crítica (mesmo que seja cínico).
É um filme para ser visto e refletido sobre a invasão imobiliária e a classe mais favorecida financeiramente no Brasil onde há desigualdade social e está para cada um vê, é só abrir os olhos e enxergar, mas sabendo que o filme é uma visão muito bem nítida e persuasiva do diretor. Por ser polêmico é um bom filme para um debate com o público.

Tarde: das 14 às 17 hs
Mulher Biônica: Mulher Contemporânea (19 min)
Mulher Biônica tem como premissa a nova mulher contemporânea, que desempenha vários papeis na sociedade. Com uma linguagem coloquial cheia de sotaque cearense, o filme é baseado no conto de Caio Fernando Abreu e mostra personagens do cotidiano de Fortaleza em situações que acontecem na vida de muitas mulheres, exibindo de forma crua a nova vida feminina deste século. Curta reflexivo, pensante e até de certo ponto, principalmente para os tradicionais, chocante. É uma boa pedida analisar a mulher do século XXI.
Quincas Berro D´água: Diversão garantida.
Quincas Berro D'agua é uma adptação ao livro homônimo de Jorge Amado que conta a historia de Quincas, que saiu de sua vida segura e tranquila porém sem muita alegria para viver uma vida cheia de aventuras, bebidas, malandragem e amigos marginais. Ao falecer, sua familia com vergonha que descubressem a verdadeira história de Quincas, resolveram enterrar de forma tradicional só que seus amigos roubam o corpo para sua última noite de farra.
Alguns livros de Jorge Amado já viraram filmes, como Tieta do Agreste e Dona Flor e seus Dois Maridos, sendo o mais novo Quincas Berro D'agua. Cenas super engraçadas dão o tom do filme, como na parte em que os amigos querem escapar da prisão com o corpo de Quincas. A narrativa é dinâmica e o término do filme com um pouco mais de 90 minutos é uma escolha acertada (filmes de duas horas de duração geralmente se arrastam). Roteiro bem estrurado com uma liguagem bem coloquial e mostrando um pouco da cultura baiana. Direção concisa, a direção de fotografia conseguiu muito bem captar a imagem à noite . Os atores globais como Mariane Ximenes, filha de quincas, Marieta Severo como mulher de Quincas além de atores bainos participantes de outros filmes como Ó Pai Ó fazem boas atuações, mas Paulo José com toda sua experiência dar o ar da graça com uma ótima atuação cinematográfica.
Apesar do filme ser comédia, podemos ter várias reflexões sobre a vida e o que verdadeiramente importa para ser feliz. Ótima pedida para aqueles que gostam de dar boas risadas, que querem se divertir. Quincas Berro D'agua é tempo adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário