A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sessão de sexta: Estranhos (90 min), Vale Tudo Pela Audiência? (13min) e Fugindo de Problema (5min)

Nessa sexta, o público da Mostra Lanterninha vai conferir três filmes realizados aqui na Bahia. O carro chefe da noite é o Longa Metragem Estranhos, filme que ainda não foi lançado nos cinemas e que chega em primeira mão para a comunidade de Águas Claras. Confiram as resenhas dos filmes!

Por Jônatas



ESTRANHOS: Realidade e Polêmica

No longa-metragem Estranhos, o expectador acaba notando uma mescla de narrativa clássica, um roteiro simples que mostra a realidade periférica com uma dose picante de polêmica. Com uma história bastante recorrente no cinema, o filme Estranhos merece toda a atenção.
Estranhos conta a histórias de cinco relações amorosas no mínimo curiosas. O personagem principal, interpretado com primazia por Jackson Costa (apresentador do programa Aprovado), traz ao filme um humor com um toque cômico e não podemos deixar de notar os outros atores, na maioria baianos, que também fazem bonito. A sua narrativa clássica, com um roteiro simplificado, dá o tom do filme com cenas dinâmicas que se desenvolvem de forma natural e concisa. As imagens gravadas do alto mostram como é a localização geográfica de quem mora nas periferias. Aliás, esse é outro aspecto a ser visto no filme, sempre gravado em locais onde o público em geral é da classe D como as palafitas e a Estação da Lapa. A linguagem coloquial merece outra atenção como também o figurino, que tenta retratar a realidade e o cotidiano (como na cena em que duas mulheres dançam pagode baiano) de quem é soteropolitano, com pouca condição financeira, alimentando diálogos cada vez mais pertinentes.
Além destas características, o filme é polêmico por mostrar tabus que não se viam geralmente na mídia audiovisiva, como a cena de um beijo homosexual. O filme reforça ainda uma polêmica até hoje debatida que é a visão de que o cinema nacional só exibe sexo e violência, podendo ser um ponto de reflexão, a serem debatidos.
Apesar do final ser meio confuso, Estranhos pode nos trazer pensamentos, dúvidas, reflexões, polêmicas internas e externas, mas ele confirma que o cinema baiano pode fazer obras cinematográficas de boa qualidade.



VALE TUDO PELA AUDIÊNCIA?
O curta metragem produzido na Oficina de vídeo documentário do Lanterninha foi realizado por cineclubistas do projeto tem como proposta questionar se vale tudo pela audiência. O filme tem como base os programas mais vistos pela população baiana como Se Liga Bocão que tem como temática notícias sensacionalistas. O filme não quer responder a pergunta central do título e sim causar uma reflexão na população que assiste a estes programas. O curta, que foi filmado a primeira parte no Colégio Estadual Manoel Devoto, mescla opiniões contrárias e a favor dos programas com diferentes pessoas ligadas à educação, como estudantes, professores, funcionários e até líder sindical. Na segunda parte, na Praça Iguatemi, continua o mesmo estilo, sempre questionando as pessoas que passam no local, o motivo que as faz assistir a estes programas. O diretor confirma que tentou, mas não conseguiu falar com ninguém da produção dos programas mencionados. O filme ainda mostra pequenos flashes do programa Na Mira (ainda com Uziel Bueno) e pequenos momentos de como foi filmado o curta e a fala dos cineclubistas durante a construção do roteiro. Quando acabamos de ver o filme sobre nós nascem várias reflexões, mas sobretudo a certeza de que mesmo que os realizadores sejam inexperientes no mundo do cinema temos a convicção de ter assistido a um bom filme.

FUGINDO DO PROBLEMA : curta respeitável
Fugindo do problema conta a historia de dois alunos, um que esqueceu algum objeto em casa e outro que estava esperando por um estudante que estava com sua “parada” tudo parece que os dois estão interligados e cada momento que passa, tudo se resumi para isso. Atuação de Madruga que faz o aluno mal humorado deixa o filme bastante engraçado, as cenas que se sucedem tem bastante humor, apesar de algumas falhas estruturais o filme consegui surpreender. Não são profissionais mas fizeram um curta respeitavel, não é uma obra prima mas sua mensagem é bem captada valendo muito a pena assistir Fugindo do Problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário