A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Domingo no bairro


Foto Filhos de João


A nossa experiência de sábado nos mostrou que é importante ter sessões duplas: para os pais e para os filhos. E foi isso que fizemos! Já no sábado mesmo, enquanto os pais assistiam a Um Lugar ao Sol as crianças assistiam a As Aventuras de Gui e Estopa. No domingo a programação continua.




Caçadores de Saci_ de Sofia Federico/ Domingo: 9:35 hs – 19 minutos
A chacará da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos. Para resgatar a tranquilidade da casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.

Pro Dia Nascer Feliz_ de João Jardim/ Domingo: 10:10 hs – 90 minutos
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Cega seca_ de Sofia Federico / Domingo: 14:10 hs – 19 minutos
Um sertanejo sustenta a família vendendo pássaros cantores, num povoado do interior baiano dizimado pela seca.

Miúda e o guarda-chuva_ de Amadeu Alban e Jorge Alencar / Domingo: 14:40 hs – 15 min
Miúda alimenta sua planta carnívora com formigas. Estas arquitetam um plano secreto cheio de fatos extraordinários, guarda-chuvas e muita poesia. Em uma atmosfera minimalista, que oscila entre melancolia e humor, a animação escolhe a ambiguidade para falar sobre temas como afeto, solidão e transformação.

Tapete Vermelho_ de Luiz Alberto Pereira / Domingo: 15 hs – 90 minutos
Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

Recife Frio_ de Kleber Mendonça Filho/ Domingo: 17:40 hs – 15 minutos
Como seria a cidade do Recife se de repente ela deixasse de ser uma cidade tropical e a temperatura beirasse zero grau? Brinca com seus habitantes, seus hábitos, seu cotidiano e, sobretudo, com sua arquitetura, esboçando uma defesa de suas construções e de seu traçado que vem sendo paulatinamente devastado pela especulação imobiliária. Ironiza também as relações sociais estabelecidas e as imagens estereotipadas com o qual Recife é vendida pelo mundo afora.

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano_ de Henrique Dantas/ Domingo: 18:10 hs – 09 minutos
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário