A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sinopses dos filmes da Mostra Lanterninha








Estranhos_ de Paulo Alcântara / Sexta-feira: 20:00hs - 90 minutos
Um músico de rua, uma ex-prostitura e seu marido ciumento, dois ladrões, duas crianças e uma professora. Todos estranhos, todos no mesmo lugar. Com roteiro baseado no romance Extraños, de Santiago Roncagliolo, adaptado para o cinema brasileiro por Carla Guimarães.

Maré capoeira_ de Paola Leblanc / Sábado: 09:15 hs - 15 min
Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra.

As aventuras de Gui e Estopa_ de Mariana Caltabiano / Sábado: 9:30 hs - 90 min
Stress e Relax são cachorros, sendo que o primeiro apenas pensa em dinheiro e o segundo tem espírito de artista. Eles são produtores independentes, que decidem fazer uma série de animação chamada "As Aventuras de Gui & Estopa". Ao longo do processo eles aprendem os percalços da realização de um desenho animado, desde o roteiro até seu lançamento nas salas de cinema.

Mulher Biônica_ de Armando PraçaSábado: 14:15 hs - 19 minutos
Marta administra com mãos de ferro a sempre confusa rotina de casa. Para manter tudo sobre controle, costuma dizer que é preciso ser sobre-humana, uma espécie de mulher biônica. A banalidade do dia-a-dia revela, aos poucos, dramas familiares e rachaduras no cotidiano da personagem.

Carreto_ de Cláudio Marques e Marília HughesSábado: 14:35 hs - 15 minutos
Tinho conhece Stéphanie. Uma amizade se inicia. Filme vencedor do Prêmio de Melhor Curta em 35mm no Festival de Gramado 2010 (dividido com Haruo Ohara, de Rodrigo Grota)

Um lugar ao sol_ de Gabriel Mascaro / Sábado: 15:00 hs - 90 minutos
O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas 09 cederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro.

Dez centavos_ de Cesar Fernando de Oliveira / Sábado: 18:00 hs - 15 minutos
Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

Quincas Berro D´agua_ de Sérgio Machado / Sábado: 18:30 hs – 102 minutos
Salvador. Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D'Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.

Caçadores de Saci_ de Sofia Federico/ Domingo: 9:35 hs – 19 minutos
A chacará da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos. Para resgatar a tranquilidade da casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.

Pro Dia Nascer Feliz_ de João Jardim/ Domingo: 10:10 hs – 90 minutos
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

Cega seca_ de Sofia Federico / Domingo: 14:10 hs – 19 minutos
Um sertanejo sustenta a família vendendo pássaros cantores, num povoado do interior baiano dizimado pela seca.

Miúda e o guarda-chuva_ de Amadeu Alban e Jorge Alencar / Domingo: 14:40 hs – 15 min
Miúda alimenta sua planta carnívora com formigas. Estas arquitetam um plano secreto cheio de fatos extraordinários, guarda-chuvas e muita poesia. Em uma atmosfera minimalista, que oscila entre melancolia e humor, a animação escolhe a ambiguidade para falar sobre temas como afeto, solidão e transformação.

Tapete Vermelho_ de Luiz Alberto Pereira / Domingo: 15 hs – 90 minutos
Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

Recife Frio_ de Kleber Mendonça Filho/ Domingo: 17:40 hs – 15 minutos
Como seria a cidade do Recife se de repente ela deixasse de ser uma cidade tropical e a temperatura beirasse zero grau? Brinca com seus habitantes, seus hábitos, seu cotidiano e, sobretudo, com sua arquitetura, esboçando uma defesa de suas construções e de seu traçado que vem sendo paulatinamente devastado pela especulação imobiliária. Ironiza também as relações sociais estabelecidas e as imagens estereotipadas com o qual Recife é vendida pelo mundo afora.

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano_ de Henrique Dantas/ Domingo: 18:10 hs – 09 minutos
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.













Nenhum comentário:

Postar um comentário