A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Depoimento de Jônatas de Souza, cineclubista e estagiário Lanterninha


O projeto Lanterninha busca a valorização do cinema nacional, mas principalmente a formação pessoal dos jovens envolvidos a partir da leitura crítica dos filmes. Quando fui apresentado ao Lanterninha pela primeira vez no ano de 2008 ele acontecia na Escola Parque ( Centro Educacional Carneiro Ribeiro) onde estava em cartaz o filme Pro Dia Nascer Feliz. Logo na entrada do auditório recebia uma pipoca “assistir filme e ganhar um pipoca de graça, que massa!”, pensei. Com o passar do filme, fui me identificando com o documentário, nunca pensei que um filme pudesse mostrar a realidade da educação brasileira, me sentia como aqueles estudantes que sofrem por estudar em escola pública e via ainda uma outra realidade, a de estudantes de escolas privadas. Ao terminar o filme, aplaudi não só o longa, mas também o projeto por proporcionar um momento único para mim e ainda teve um debate com o umas das estudantes que estiveram no filme, aquele dia foi simplesmente magnífico!
No ano seguinte, novamente encontrei-me com o Projeto Lanterninha no colégio Estadual Anisio Teixera, o projeto estava lá para recrutar novos alunos e eu acabei ingressando. Já nos primeiros dias de reunião eu acabei encontrando o que procurava há muito tempo: mostrar minhas opiniões, ideologias e crenças sem sofrer alguma retaliação, ou isolamento. Lá eu podia demonstrá-las sem sofrer nenhum preconceito, finalmente podia desenvolver meu raciocínio e pensamento crítico. Muito disso por causa dos debates que ocorriam com um tema determinado a partir do filme mostrado. No meio do ano, começaria um momento importante e decisivo na minha vida: o projeto oferecia uma oficina de vídeo e lá acabei escolhendo a turma que iria fazer documentário (muito por causa do filme Pro Dia Nascer Feliz) sendo que a outra opção era a turma de ficção. No começo estava meio acuado e acabei encontrando pessoas diferentes, mas bem respeitadoras, nunca tinha estado em um grupo tão unido. Eu percebi que no filme eu podia lutar pelo que acreditava e tinha um tema que me incomodava, os programas sensacionalistas e com bons argumentos pude defender minha idéia sendo que todos concordaram. Acabei sendo escolhido como diretor do documentário “meu Deus que desafio”, pensei, mas saiu tudo prazeroso e harmonioso, é claro que logo notei que fazer um filme é bastante trabahoso e complexo, se um departamento falhar como o caso da produção pode comprometer todo um filme, mesmo assim tinha encontrado pessoas que nunca esquecerei como Jessica e Leandro, tendo achado uma profissão para fazer em minha vida: ser um cineasta e jornalista “uau que 15 dias alucinantes mas inesquecíveis!”. Depois do oficina ainda tivemos outros bons momentos, conversamos com o ator do filme O besouro e na semana seguinte o nossos filmes (o outro da oficina de ficção chamava Fugindo do Problema) sendo passado no Espaço Unibanco Glauber Rocha, no cinema!!! Que gratificante esse momento em minha vida.
Resumindo, cada momento que passei com o Lanterninha adquiri conhecimento que me ajudou a passar no ENEM que em consequência me fez ser selecionado pelo PROUNI, consegui experiência profissional que me ajudou no Festival de Escolas Públicas em Salvador onde eu e mais outros alunos que estudavam no colégio estadual Landulfo Alves e que faziam parte do Projeto Lanterninha participamos, eu de novo fiquei como diretor, e fizemos um dos melhores filmes do festival. Aprendi a valorizar a cultura e as produções nacionais, mas sobretudo aprendi que a ser mais humanista, menos preconceituoso, a lutar pelo meus direitos, ser mais responsável e respeitar as diferenças de outros indivíduos, sabe o Projeto Lanterninha está arraigado no meu coração, com seus valores sociais, a sabedoria de seus coordenadores. Projeto Lanterninha é cinema, educação, diversão e arte para a vida de quem participa.

Um comentário:

  1. Belissimo depoimento!!! Linda forma de mostrar o resultado de nosso trabalho!! É isso aí Jonatas!!!

    ResponderExcluir