A Mostra Lanterninha promove sessões de cinema em 4 bairros de Salvador e três localidades do recôncanvo baiano. A escola aberta vira um cinema no final de semana e recebe seus vizinhos com uma programação de 15 filmes, debates com cineastas e atores, oficinas de video de animação para crianças. A Mostra Lanterninha é a primeira experiência profissional de dezenas de jovens cineclubistas formados pelo projeto. Compareça e faça parte desse movimento!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A estréia


No final de semana de 20, 21 e 22 de maio, iniciamos com chave de ouro as atividades da Mostra Lanterninha. O colégio escolhido para a estréia, não poderia ter sido outro senão o Renan Baleeiro, situado em Águas Claras. Faz mais de 1 ano e meio que entramos pela primeira vez neste colégio, através do Projeto Lanterninha, com o objetivo de formar um cineclube gerido por professores e alunos. O objetivo foi alcançado com sucesso, graças à abertura que encontramos no corpo diretivo da escola (que mais que parceiros de trabalhos, viraram companheiros de sonhos ), ao empenho da equipe do projeto (especialmente Daiane Silva), e principalmente, ao grande desejo do grupo de alunos que se juntou a nós, de sonhar e transformar a realidade do seu bairro.

Pois nesse final de semana, tanto tempo depois do término do Projeto Lanterninha, a semente que deixamos mais uma vez se ramificou através do novo projeto idealizado para dar suporte a alguns cineclubes formados por estudantes que acumulavam potência mas ainda não sabiam direcionar suas ações para a comunidade. Tinha chegado a hora da Mostra Lanterninha, um projeto novo, com novos anseios, novas dificuldades, novos horizontes. De uma maneira inédita, abrimos a escola para uma programação contínua de filmes brasileiros, com a presença de debatedores e oficinas de video de animação para crianças. Tudo construído em parceria com os cineclubistas para que no grande momento eles pudessem estar à frente de tudo. A comunidade aos poucos foi reconhecendo a escola como um espaço cultural aberto e receptivo. Fomos muito bem recebidos na comunidade de Águas Claras. As crianças tomaram conta dos espaços, ampliamos o número de sessões para dar conta da demanda.Dentro da equipe, tudo correu muito bem. Foi um final de semana de muito trabalho, e mais 4 finais de semana virão pela frente. Foi muito emocionante ver o nosso grupo tão unido, feliz, trabalhando em torno de algo em que todos fizeram acontecer. A expectativa de que as salas de projeção enchessem não era tão grande quanto a felicidade de ver as pessoas lotando as salas, participando de debates, ver dezenas de crianças em volta de seu Juarez aguardando a pipoca quentinha da sessão.

O objetivo da Mostra é de levar mais beleza, cultura e arte para a vida de algumas pessoas, daquelas que se dispõem a estar algumas horas conosco. Enquando a mostra acontecia, percebi que era em nós que se operava uma modificação.

Construir um sonho coletivamente, cedendo espaço ao outro, aprendendo coisas novas, faz com que em nós se transforme algo muito precioso. Aprendemos a olhar o mundo com novos olhos, com mais amor. Foi isso que os cineclubistas da Mostra Lanterninha me ensinaram nesse final de semana. Sei que ainda há muito que aprender. Nossa próxima parada: Colégio Anísio Teixeira, no bairro da Caixa d’Água.

Por Tenille Bezerra

Um comentário:

  1. Uiaaaaa adoreii e ja estou com saldades, e ancioso para esta la no Anísio Teixeira hehe
    e nosso grupo esta aii firme e forte !!!
    e amanhãaaaa to laaa

    ResponderExcluir